O que é uma mentoria artística?
Mentoria para artistas é um trabalho de orientação para o aprofundamento da pesquisa e prática artísticas nas Artes Visuais.
Propõe aliar ao processo individual de cada artista, o compartilhamento de olhares e metodologias, ao mesmo tempo que se amplia a compreensão crítica e abertura da consciência com relação ao seu próprio trabalho.
Os serviços podem ser contratados separadamente ou poderão ser formatados pacotes de ações específicas conforme as necessidades a serem atendidas
COM QUEM?
CÉLIA BARROS
Artista visual, curadora e educadora.
Mestre em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona. Desenvolve projetos de exposições onde articula ações de curadoria e mediação em arte contemporânea. Investiga os deslocamentos entre o artesanal e a arte contemporânea e as relações entre arte e saúde em processos expositivos. Destacam-se os projetos Encontros Êxtimos (2024-2023), Pausa Onírica (2020-2021) e Latente incomum (2021), e as exposições “Encontros Êxtimos” na Casa Contemporânea em São Paulo (2024) e na Casa na Escada Colorida no Rio de Janeiro (2023), “Ocupação Xilográfica” no Sesc Birigui, “Alento” no Sesc São José dos Campos (2022), “Xilograficamente” na Galeria de Artes Visuais - SESI (2021), 14º Salão Nacional de Arte de Itajaí (2018), “pedras são preciosas” em Botucatu/SP - ProAC (2016) e “Curadoria Coletiva” pelo SISEM-SP (2014). É editora da Revista Latente.
LEITURA DE PORTFOLIO
MENTORIA INDIVIDUAL
MENTORIA COLETIVA
8 encontros coletivos de 3 horas (até 15 pessoas)
+ Mentoria individual com cada artista
Se organiza em torno de encontros dinâmicos semanais ou quinzenais em que o artista será desafiado a assumir uma atitude participativa, colocando suas ideias, dúvidas, estranhamentos e referências tanto nos encontros coletivos como na mentoria individual.
Nos encontros coletivos serão propostas dinâmicas de compartilhamento de ideias e projetos. Pretende-se viabilizar uma experiência de verbalização das ideias que já fazem parte da pesquisa de cada um, entendendo quais as imagens que o trabalho reverbera no olhar alheio. O programa visa dialogar com a externalização de experiências pessoais e exercitar o olhar crítico compartilhado. Ao final do processo o mentorando terá ampliado o seu repertório estético, assim como ser capaz de articular diferentes metodologias de desenvolvimento de projetos.
Os artistas serão desafiados a criar estratégias individuais para entender quais são as prioridades do seu projeto e que caminhos de pesquisa são possíveis e mais adequados.
Na mentoria individual procura-se dar uma atenção especial a cada artista conforme as suas necessidades e dúvidas específicas.
* Dependendo da formatação do projeto podemos considerar mais encontros de mentorias individuais para aprofundamento.
** A mentoria coletiva pode ser desenvolvida num programa de modular (ciclo formativo, aprofundamento e projeto) em que os participantes desenvolverão habilidades a cada etapa com vista a um projeto final que pode ser uma exposição coletiva, uma publicação ou outras ações.