top of page

ENCONTROS ÊXTIMOS

Grupo de acompanhamento artístico e desenvolvimento de projetos criativos em arte e saúde mental.

com Célia Barros e Elisa Castro

Apresentação

Grupo de desenvolvimento de projetos e aprofundamento de práticas artísticas/criativas que envolvem as relações entre arte e terapêutica.  Os encontros serão online e quinzenais com orientação de Célia Barros e Elisa Castro onde abordamos a prática e a teoria dos processos criativos, fronteiras entre a arte e  processos de cura, assim como estratégias de externalização e diálogo. 

 

A cada mês, de forma intercalada com os encontros coletivos, poderão ser solicitadas 2 mentorias individuais (uma com Célia Barros e outra com Elisa Castro) visando aprofundar a experimentação plástica, esclarecer dúvidas, orientações e referências específicas.

 

O processo deverá culminar em duas exposições coletivas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, dos trabalhos elaborados ao longo dos encontros. A participação na exposição é facultativa.

 

Quinzenalmente, pela plataforma zoom, às quartas-feiras das 19h às 21h30, de 28 de junho a 8 de outubro de 2023.

Inicio dia 28 de junho de 2023.

COM QUEM?

Célia pb.png

CÉLIA BARROS

Artista visual, curadora e educadora.

Mestre em Produções artísticas e investigação pela Universitat de Barcelona. Desenvolve projetos de exposições onde articula ações de curadoria e mediação em arte contemporânea investigando os deslocamentos entre categorias e agentes culturais que atravessam o fazer manual, os processos criativos e o sistema de valores da arte contemporânea. As relações entre arte e saúde permeiam muitas das suas proposições expositivas onde procura criar espaços de convivência e interlocução para uma sociedade mais saudável como o projeto Pausa Onírica e Latente Incomum, ambos criados durante a pandemia Covid-19. Como curadora destacam-se as exposições-ateliê “Ocupação Xilográfica” no Sesc Birigui e “Alento” no Sesc São José dos Campos (2022), assim como os projetos “Xilograficamente” na Galeria de Artes Visuais - SESI (2021), 14º Salão Nacional de Arte de Itajaí  (2018), “pedras são preciosas” em Botucatu/SP - ProAC  (2016) e “Curadoria Coletiva” em parceria com o SISEM-SP (2014). Como artista teve o apoio do Prêmio Histórico de Realização em Artes Visuais do Edital ProAC LAB com o projeto “A vida oculta dos nus” (2022). Foi premiada pelo Edital SESI SP Galeria Artes Visuais com o projeto “Inutilitários-techné” (2013), Residência artística - Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo (2010), III Festival Gravura “Cidade de Évora” (2001) e Prêmio de Fotografia Jov’Arte, Loures (1999).

foto-de-artista__edited.jpg

Elisa Castro

Elisa Castro é artista e psicanalista. Tem como eixo principal de sua prática a arte clínica e a escuta poética. Participou de exposições nacionais e internacionais e bienais de arte, como a 17 Bienal de Cerveira (Portugal), IV Bienal Internacional da Bolívia (La Paz), 7 Bienal de Arte do Mercosul: Grito e Escuta (Porto Alegre-BR). Suas obras estão em coleções como a do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (MAM-RJ),  Fundação Bienal de Cerveira ( Vila Nova Cerveira- Portugal) e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ). Realizou oficinas na Escola Livre de Artes do Parque do Museu Bispo do Rosário, de 2008 a 2013. Entre as exposições que participou estão: Não Ceder ao Medo (CMAHO, RJ-2018 e Solar da Baronesa, Inverno Cultural, UFSJ -2019),  Políticas Incendiárias (Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Rio de Janeiro, 2017), Indisciplinas Casa França Brasil - Rio de Janeiro, 2017),  Aquilo  que  nos Une   (Centro   Cultural    da Caixa - Rio de Janeiro - 2016   e São Paulo -2017), Festival de Performance Corpus Urbis, 2016- Macapá), Ficções (Centro Cultural da Caixa, 2016), I (BE) U - Eu Sou Você (Galeria Ibeu, Rio de Janeiro - 2015), Eu Quero Você (Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro, 2012), O Sol e a Dúvida (Galeria Progetti, Rio de Janeiro, 2011), As Meninas (Galeria Candido Portinari, UERJ, Rio de Janeiro,2006). Recebeu prêmios como: Edital Projeto Instituinte-Fundação Municipal de Educação/Niterói (2016), Menção  Honrosa  da Mostra   LABE   de  Videoarte "Interpretações do Urbano: Situações D e Poesia" (2012), Programa de Intercâmbio e  Difusão Cultural- Ministério da Cultura Brasil - Bolívia (2010), Residência Artística Programa de Residência Artística da 17 Bienal de Cerveira (2013).

  • O que é?
    Encontros êxtimos propõe uma experiência no ambiente virtual de troca coletiva ao longo de oito meses, por meio de encontros quinzenais onde serão oferecidas bases teóricas, dinâmicas de grupos e propostas de exercícios que potencializam os aspectos terapêuticos do trabalho criativo. Trata-se de um processo que visa auxiliar o artista no aprofundamento do seu trabalho, a partir de uma perspectiva crítica para o desenvolvimento de pesquisas e da tomada de consciência dos seus processos criativos estabelecendo pontes com a psicanálise e suas estratégias de escuta. Acreditamos que os encontros possam ajudar cada artista participante a ampliar a sua atuação para além do já estabelecido pelo sistema vigente. Encontros Êxtimos alia ao processo individual de cada artista, o compartilhamento de olhares e metodologias, ao mesmo tempo que amplia a compreensão crítica e abertura da consciência com relação ao seu próprio trabalho. Nos encontros de mentoria individual que acontecem duas vezes por mês, uma com a artista e curadora Célia Barros e outra com a artista e psicanalista Elisa Castro terão foco no acompanhamento individualizado a partir de dúvidas pontuais, referência personalizadas, auxílio no direcionamento da pesquisa e nos entrecruzamentos entre a prática artística e a clínica. As mentorias individuais deverão ser solicitadas por cada participante.
  • Quem pode se inscrever?
    Qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver e aprofundar o seu trabalho plástico em interlocução com o campo terapêutico e os processos criativos/artísticos como dispositivos que colaboram para a compreensão de si e do mundo.
  • Formato
    Encontros coletivos pela plataforma zoom + 2 mentorias individuais por mês com as orientadoras do programa mediante solicitação e agendamento prévio + exposição coletiva presencial com os trabalhos desenvolvidos ao final do processo Exposição coletiva: a ser realizada ao final do processo em espaço físico que será divulgado oportunamente. Cada artista será responsável pelo custo do envio da obra e orientações corretas de montagem.
  • Como se darão os encontros?
    Encontros coletivos: quinzenalmente, pela plataforma zoom, às quartas-feiras das 19h às 21h30, até 8 de outubro de 2023. Mentorias individuais: cada artista poderá solicitar uma mentoria individual com cada uma das orientadoras. Ou seja, terá direito a dois encontros de mentoria individual por mês. Os encontros de mentoria não são obrigatórios e têm como objetivo auxiliar cada artista no seu percurso individual.
Inscreva-me

Quero fazer a minha inscrição.

Acesse o formulário de inscrição clicando no botão:

bottom of page