Apresentação
Grupo de desenvolvimento de projetos e aprofundamento de práticas artísticas/criativas que envolvem as relações entre arte e terapêutica. Os encontros serão online e quinzenais com orientação de Célia Barros e Elisa Castro onde abordamos a prática e a teoria dos processos criativos, fronteiras entre a arte e processos de cura, assim como estratégias de externalização e diálogo.
A cada mês, de forma intercalada com os encontros coletivos, poderão ser solicitadas 2 mentorias individuais (uma com Célia Barros e outra com Elisa Castro) visando aprofundar a experimentação plástica, esclarecer dúvidas, orientações e referências específicas.
O processo deverá culminar em duas exposições coletivas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, dos trabalhos elaborados ao longo dos encontros. A participação na exposição é facultativa.
Quinzenalmente, pela plataforma zoom, às quartas-feiras das 19h às 21h30, de 28 de junho a 8 de outubro de 2023.
Inicio dia 28 de junho de 2023.
COM QUEM?

CÉLIA BARROS
Artista visual, curadora e educadora.
Mestre em Produções artísticas e investigação pela Universitat de Barcelona. Desenvolve projetos de exposições onde articula ações de curadoria e mediação em arte contemporânea investigando os deslocamentos entre categorias e agentes culturais que atravessam o fazer manual, os processos criativos e o sistema de valores da arte contemporânea. As relações entre arte e saúde permeiam muitas das suas proposições expositivas onde procura criar espaços de convivência e interlocução para uma sociedade mais saudável como o projeto Pausa Onírica e Latente Incomum, ambos criados durante a pandemia Covid-19. Como curadora destacam-se as exposições-ateliê “Ocupação Xilográfica” no Sesc Birigui e “Alento” no Sesc São José dos Campos (2022), assim como os projetos “Xilograficamente” na Galeria de Artes Visuais - SESI (2021), 14º Salão Nacional de Arte de Itajaí (2018), “pedras são preciosas” em Botucatu/SP - ProAC (2016) e “Curadoria Coletiva” em parceria com o SISEM-SP (2014). Como artista teve o apoio do Prêmio Histórico de Realização em Artes Visuais do Edital ProAC LAB com o projeto “A vida oculta dos nus” (2022). Foi premiada pelo Edital SESI SP Galeria Artes Visuais com o projeto “Inutilitários-techné” (2013), Residência artística - Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo (2010), III Festival Gravura “Cidade de Évora” (2001) e Prêmio de Fotografia Jov’Arte, Loures (1999).

Elisa Castro
Elisa Castro é artista e psicanalista. Tem como eixo principal de sua prática a arte clínica e a escuta poética. Participou de exposições nacionais e internacionais e bienais de arte, como a 17 Bienal de Cerveira (Portugal), IV Bienal Internacional da Bolívia (La Paz), 7 Bienal de Arte do Mercosul: Grito e Escuta (Porto Alegre-BR). Suas obras estão em coleções como a do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), Fundação Bienal de Cerveira ( Vila Nova Cerveira- Portugal) e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ). Realizou oficinas na Escola Livre de Artes do Parque do Museu Bispo do Rosário, de 2008 a 2013. Entre as exposições que participou estão: Não Ceder ao Medo (CMAHO, RJ-2018 e Solar da Baronesa, Inverno Cultural, UFSJ -2019), Políticas Incendiárias (Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Rio de Janeiro, 2017), Indisciplinas Casa França Brasil - Rio de Janeiro, 2017), Aquilo que nos Une (Centro Cultural da Caixa - Rio de Janeiro - 2016 e São Paulo -2017), Festival de Performance Corpus Urbis, 2016- Macapá), Ficções (Centro Cultural da Caixa, 2016), I (BE) U - Eu Sou Você (Galeria Ibeu, Rio de Janeiro - 2015), Eu Quero Você (Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro, 2012), O Sol e a Dúvida (Galeria Progetti, Rio de Janeiro, 2011), As Meninas (Galeria Candido Portinari, UERJ, Rio de Janeiro,2006). Recebeu prêmios como: Edital Projeto Instituinte-Fundação Municipal de Educação/Niterói (2016), Menção Honrosa da Mostra LABE de Videoarte "Interpretações do Urbano: Situações D e Poesia" (2012), Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural- Ministério da Cultura Brasil - Bolívia (2010), Residência Artística Programa de Residência Artística da 17 Bienal de Cerveira (2013).
-
O que é?Encontros êxtimos propõe uma experiência no ambiente virtual de troca coletiva ao longo de oito meses, por meio de encontros quinzenais onde serão oferecidas bases teóricas, dinâmicas de grupos e propostas de exercícios que potencializam os aspectos terapêuticos do trabalho criativo. Trata-se de um processo que visa auxiliar o artista no aprofundamento do seu trabalho, a partir de uma perspectiva crítica para o desenvolvimento de pesquisas e da tomada de consciência dos seus processos criativos estabelecendo pontes com a psicanálise e suas estratégias de escuta. Acreditamos que os encontros possam ajudar cada artista participante a ampliar a sua atuação para além do já estabelecido pelo sistema vigente. Encontros Êxtimos alia ao processo individual de cada artista, o compartilhamento de olhares e metodologias, ao mesmo tempo que amplia a compreensão crítica e abertura da consciência com relação ao seu próprio trabalho. Nos encontros de mentoria individual que acontecem duas vezes por mês, uma com a artista e curadora Célia Barros e outra com a artista e psicanalista Elisa Castro terão foco no acompanhamento individualizado a partir de dúvidas pontuais, referência personalizadas, auxílio no direcionamento da pesquisa e nos entrecruzamentos entre a prática artística e a clínica. As mentorias individuais deverão ser solicitadas por cada participante.
-
Quem pode se inscrever?Qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver e aprofundar o seu trabalho plástico em interlocução com o campo terapêutico e os processos criativos/artísticos como dispositivos que colaboram para a compreensão de si e do mundo.
-
FormatoEncontros coletivos pela plataforma zoom + 2 mentorias individuais por mês com as orientadoras do programa mediante solicitação e agendamento prévio + exposição coletiva presencial com os trabalhos desenvolvidos ao final do processo Exposição coletiva: a ser realizada ao final do processo em espaço físico que será divulgado oportunamente. Cada artista será responsável pelo custo do envio da obra e orientações corretas de montagem.
-
Como se darão os encontros?Encontros coletivos: quinzenalmente, pela plataforma zoom, às quartas-feiras das 19h às 21h30, até 8 de outubro de 2023. Mentorias individuais: cada artista poderá solicitar uma mentoria individual com cada uma das orientadoras. Ou seja, terá direito a dois encontros de mentoria individual por mês. Os encontros de mentoria não são obrigatórios e têm como objetivo auxiliar cada artista no seu percurso individual.